Banheiros planejados

Banheiros planejados

Banheiros planejados – como fazê-lo?

Normalmente, os projetos de banheiros planejados, tal como os das cozinhas planejadas, demoram mais tempo do que outros projetos para outros espaços da casa. Em especial, nos banheiros pequenos, deverá prestar muita atenção na dimensão da box e nos restantes acessórios. Para não ocupar muito espaço opte por modelos de pequenas dimensões.  Dê especial atenção à colocação das luminárias; colocação das canalizações e da instalação elétrica. Planeje também o local onde vai colocar o armário e onde se localiza a porta e a janela. E lembre-se que é muito importante que tudo fique bem organizado e funcional.


banheiros planejados

Banheiros planejados

Para além do aspeto decorativo e estético, aborde também outras questões técnicas, por exemplo, como vai funcionar a ventilação, como retirar a umidade e como aquecer o ambiente.

Um designer profissional será capaz de dar os melhores conselhos sobre o planejamento do banheiro, tais como o sistema de drenagem a utilizar, ventilação, iluminação, bem como os mosaicos, azulejos e cores a utilizar nos acabamentos do banheiro. Através da utilização dos mais modernos softwares de projetos em 3D, os designers podem projetar plantas fantásticas, como se de uma fotografia se tratasse. Dessa forma poderá ter uma ideia aproximada de como ficará o trabalho final, podendo sempre fazer algumas alterações que considere convenientes.

banheiros planejados

Banheiros planejados

banheiros planejados

Banheiros planejados em branco e preto

Banheiros planejados – O que fazer e o que não fazer

  • Solicite os serviços de um designer profissional para planejar o seu banheiro, para que possa aproveitar ao máximo o espaço disponível e evitar erros que poderão sair caros;
  • Pense na iluminação logo no início do projeto. Lembre-se que uma iluminação mal colocada pode fazer com que o seu banheiro pequeno pareça ainda menor;
  • Em vez de colocar radiadores na parede, coloque o aquecimento no piso do banheiro. Assim poupará mais um pouco de espaço;
  • Para economizar espaço utilize uma box com portas de correr;
  • Faça um plano do sistema de drenagem e da ventilação, para evitar problemas futuros com a humidade.

Fotos de banheiros planejados

Veja, a seguir, algumas imagens de banheiros planejados e aproveite para tirar ideias para a remodelação ou construção do seu novo banheiro.

(clique nas imagens para ampliar)

8 passos para conseguir bons banheiros planejados

Quando um banheiro é bem planejado, o seu tamanho é o que menos importa. Por isso, fique a conhecer os principais elementos que tornam um banheiro bem planejado e funcional? Em 8 passos fáceis de executar, conseguirá um fantástico banheiro! Confira:

1. Localização das louças sanitárias – Este é um dos aspetos mais importantes para que consiga um banheiro bem planejado.

2. Móvel para arrumação – Utilize um pequeno móvel com gavetas para guardar toalhas, produtos de maquiagem e beleza, etc. Os organizadores com gavetas são essencias em qualquer banheiro bem planejado.

3. Acessórios – Há acessórios que são indispensáveis para que um banheiro fique funcional. É o caso dos suportes para o papel higiênico, toalhas e roupas/roupão.

4. Aquecedor de toalhas – Este acessório permite pendurar e aquecer toalhas, além de também aquecer o banheiro. E que bom que é ter as toalhas quentinhas, mesmo no inverno. Há uma grande variedade de aquecedores de toalhas, com diferentes formas, tamanhos e cores.

Banheiros planejados

Banheiros planejados – cabine de banho

5. Piso radiante – É muito importante para aquecer o chão e o ambiente do banheiro. Muito útil para quando sai do chuveiro, depois do banho. Mesmo que o chão fique molhado, rapidamente evapora a água.

6. Prateleiras – As prateleiras são muito úteis na área do chuveiro, para colocar champôs, amaciadores, cremes, etc.

7. Facilidade de uso – Depois de colocar todos os acessórios no seu banheiro, não se esqueça que, acima de tudo, o espaço deve ficar prático e funcional, por isso, é importante que seja tudo muito bem planejado.

8. Azulejos e mosaicos – Para evitar umidade e degradação dos materiais e permitir uma maior facilidade nas limpezas, coloque mosaicos no chão e azulejos ou pastilhas nas paredes do banheiro. Os revestimentos existem em várias cores, diferentes materiais e formatos diversos.




10. março 2014 by admin


Partilhar

Deixe o seu comentário