Casas Americanas

 Casas Americanas: Estilos e fotos

Não há lugar como a nossa casa! A maioria das casas que os americanos escolhem para viver possuem um certo estilo em comum. Quer se trate de arte déco, Cape Cod ou o Espanhol Ecléctico, o estilo arquitetónico define onde vivemos. Conheça mais sobre os estilos de casas americanas, as casas americanas modernas e veja fotos interessantes.


Mesmo que a sua casa seja nova, a sua arquitetura inspira-se no passado. E no caso das casas americanas a evolução deu-se desde os estilos de habitação da época colonial até os tempos modernos. A arquitetura residencial mudou ao longo dos séculos, e ocorreram factos interessantes sobre as influências de design que ajudaram a moldar a  nossa própria casa.

Casas Americanas

Casas Americanas

Continuar a Ler...

Os estilos das casas americanas têm diversas formas, algumas com detalhes arquitetónicos importados de perfis clássicos, alguns exclusivos do Novo Mundo. A história da evolução desses estilos é paralela à linha do tempo da história, as características da América colonial dependeram das ideias importadas do país mãe e transformaram-se numa nação industrial com uma linguagem de design único.

Casas americanas modernas

A planta das casas americanas modernas encarna espaço expansivo e estilo. Numa reflexão de riqueza e desejo, as novas casas americanas são grandes, por dentro e por fora. O novo estilo americano é uma mistura de tradições arquitetónicas, pedindo a volumetria assimétrica dos chalés europeus e projetos da era vitoriana, e aplicando os floreios arquitetónicos formais do estilo colonial e neoclássicos, a fim de seguir um projeto de casa exclusivamente americano.

O novo estilo das casas americanas:

No interior, a planta das novas casas americanas tem tudo haver com um fluxo ininterrupto. O conceito de um plano aberto está muito em evidência, com áreas de ambientes conjugados para uma fácil integração entre as pessoas. As novas plantas americanas oferecem layouts abertos, destinados a fluir sem esforço de uma sala, vagamente definida, para outra, para uma vida fácil e divertida. As cozinhas gourmet e áreas de jantar, elegantes, orbitam em torno de uma impressionante e grande divisão, muitas vezes, com tectos abobadados, uma lareira imponente, e uma parede de janelas com vista para o terraço ou deck traseiro. Suites principais são projetados para atender às necessidades dos casais, com armários para ele e para ela e banheiros espaçosos com banheiras e cabines de duche. Possui vários quartos, tanto para as crianças como para os convidados e  há sempre uma sala de recreação, ou espaço de extra para as atividades familiares. Os novos planos de casas americanas tornaram-se o símbolo máximo do luxo no novo milênio.

Características arquitetónicas das casas americanas modernas:

  • Fachada assimétrica maciça, muitas vezes com materiais mistos, como madeira, pedra, tijolo…
  • Telhado complexo com vários elementos a diferentes alturas
  • Janelas de grandes dimensões que deixam passar um fluxo de luz no espaço interior
  • Grandes salas interiores, muitas vezes com tectos abobadados ao estilo de catedral.

Fotos de casas americanas modernas:

(clique nas imagens para ampliar)

Os vários estilos de casas americanas

Os estilos de habitação de todo o mundo são tão variados quanto os países que eles representam e nos Estados Unidos, há uma variedade de estilos de design icônico que tornaram os lares americanos tão populares. Vamos, agora, olhar para alguns dos estilos de design americano mais populares.

  • Casas americanas: Estilo Colonial:

Quando a América foi fundada surgiu o denominado “estilo colonial”. Neste estilo o exterior possui varandas colunata clássicas e detalhes simétricos emprestadas dos britânicos do início do século 18. As casas de dois andares são características deste estilo, os quartos são espaçosos e as plantas são retilíneas com quartos centralizados a partir de um corredor principal e uma grande escadaria. Detalhes em madeira nas molduras, embutidos, escadas, corrimão e piso são tudo características comuns deste estilo de design Colonial nostálgico.

  • Casas americanas: Estilo Tudor:

Casas de estilo Tudor são populares nos bairros mais antigos por todos os Estados Unidos e são caracterizadas pelos telhados com linhas altas e fachadas enxaimel. O design Tudor é uma reminiscência de arquitetura em estilo medieval. Este estilo foi importado para a América no século 19, e é uma reminiscência das casas medievais europeias da Inglaterra. Parecem casas de contos de fadas. As janelas grandes, que trazem luz abundante às divisões, e a madeira, são símbolos desses detalhes. Tem de existir madeira e estuque para uma verdadeira casa de estilo Tudor. 

  • Casas americanas: Estilo Vitoriano

O estilo vitoriano de arquitetura também é importado da arquitetura Inglesa e tem características semelhantes ao estilo Tudor. Telhados agudos e janelas perto do telhado são comuns. O estilo vitoriano empresta muitos detalhes franceses ao redor das janelas e portas. As torres, projetando janelas, e janelas que dão para varandas envolventes e lindas. Uma casa de estilo vitoriano tem telhas estampadas, paletas coloridas exteriores e muitos detalhes arquitectónicos elaborados.

  • Casas americanas: Estilo Rústico:

As cabanas de madeira modernas e o estilo rústico de vida, têm percorrido um longo caminho desde as suas origens de construção em madeira pesada. Enquanto as primeiras cabanas de madeira foram predominantemente localizadas em áreas rurais americanas montanhosas, hoje as cabanas de madeira modernas estão-se a tornar populares em fazendas e propriedades rurais, bem como nas montanhas. Estas casas americanas são de construção resistente e conhecidas pelo apelo rústico das espécies de madeira empregues como o cedro vermelho, cipreste calvo, e madeira de pinho. Os interiores apresentam uma vista panorâmica da janela do exterior e podem ter andares múltiplos simples ou layouts de piso plano. as cabanas de madeira já foram habitações modestas, mas agora são destaque entre algumas das casas mais caras nos Estados Unidos. Muitas dessas casas são construídas para atender às necessidades do proprietário, com acabamentos de luxo e topo de linha.

Casas Americanas

Casas Americanas

  • Casas americanas: Estilo de Rancho:

Um dos estilos arquitetónicos mais reconhecíveis da cultura norte-americana é a casa de estilo rancheiro. Esta casa tornou-se popular no início dos anos 20 e foi representante da vida americana dos subúrbios, onde as famílias escaparam da vida da cidade onde trabalhavam o dia inteiro, para vir viver numa casa com quintal e plantas horizontais. As casas americanas deste estilo possuem grandes linhas de telhado com inclinações salientes e baixas. Os interiores deram lugar à agora popular “grande divisão”, um conceito de planta onde as divisões claramente definidas não são importantes e a combinação do espaço de estar, cozinhar e áreas de família, tem prioridade. Aqui desfruta-se das vistas panorâmicas e portas de vidro com vista para seu quintal. A casa de estilo Rancho é a representação icônica da vida americana suburbana, no seu melhor.

Casas Americanas

Casas Americanas de madeira

Há muitos outros estilos arquitectónicos emblemáticos que levaram os Estados Unidos a ter diversos estilos de vida. As cidades urbanas amam os triplex e estilo de vida urbano. A Arquitetura é uma arte pública, trata-se de mais do que simples detalhes e a qualidade do processo que está por detrás do plano de uma casa, vai definir se a casa tem um bom, ou mau, projeto. As casas americanas resultam de uma mistura de estilos, daí a sua peculiaridade e autenticidade.



13. março 2014 by admin


Partilhar

Deixe o seu comentário